Depressão: o que é e 15 sintomas para identifica-la .

O que é a depressão e como ela se desenvolve:

A depressão é um distúrbio emocional e psicológico que atinge mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo em todas as idades.

Ela também é a causa de desenvolvimentos de várias outras doenças como " Hipertensão , AVC , Diabetes e muitas outras doenças.


Com a chegada do COVID-19 e sem poder sair nas ruas em um isolamento social , mais do que nunca cresceu o numero de pessoas com este distúrbio emocional que pode ser engatilhado por vários motivos tanto físicos quanto SOCIÁIS , este segundo motivo cresceu consideravelmente nos últimos anos principalmente entre os 14 e 25 anos de idade.


Isso se deve pelo amadurecimento precoce de nossos filhos que é embalado pela pressão de estar sempre dentro do assunto ou modinhas do momento. Muitos adolescentes as vezes não tem condições ou simplesmente não conseguem se integrar á grupos sociais e até sofrem bullying o que contribui gravemente para o desenvolvimento da depressão em adolescentes e estudantes . e nos jovens a pressão de ser alguém bem sucedido , a pressão profissional , pressão conjugal , são alguns dos motivos sociais que podem servir de gatilho para o desenvolvimento do quadro depressível .


15 sintomas para identificar se você está sofrendo de depressão:


A depressão é um distúrbio silencioso e muitas das vezes quem tem entra em negação e não aceita que sofre do distúrbio ou simplesmente não sabe que está sofrendo de depressão.

Vamos mostrar agora 15 sintomas para te ajudar a identificar se você está sofrendo deste mal.

  1. Negação : O individuo tem medo de encarar e ou aceitar situações que a deixem desconfortável de alguma forma . Ele evita qualquer tipo de confronto mesmo que isso signifique abrir mão de algo importante para ele.

  2. Falta de Vontade ou Indecisão : O desinteresse por atividades ou constante indecisão em tarefas fáceis e simples , que geralmente não tomaria mais que poucos minutos de seu tempo.

  3. Incapacidade de Sentir Alegria: Você não sente mais alegria mesmo em atividades habituais antes considerada prazerosas por você .

  4. Perda de Apetite : Você pode deixar de sentir fome , mesmo sem se alimentar você perde o interesse do ato de se alimentar , pratos saborosos já não estimulam seu apetite .

  5. Apetite Desordenado : Você começa a se alimentar compulsoriamente .

  6. Distorção Negativa da Realidade : Você começa a enxergar tudo com pessimismo , Você só se atenta para a negatividade de sua vida , das pessoas e de todo mundo e tudo a sua volta.

  7. Quadros de Insônia : Você dorme tarde e acorda cedo, não consegue dormir um sono mais profundo , acorda constantemente a noite e dorme constantemente de dia.

  8. Sintomas físicos sem relacionamentos com quadros clínicos : Azia constante, sensação de corpo pesado , pressão no peito , dores na nuca , ombros pesados , dores de cabeça , má digestão e outros mais....

  9. Sentimentos Negativos : Medo constante , desespero , falta de esperança , sensação de vazio e desamparo .

  10. Pensamentos Soutos sem Sentido de modo negativo : Você se perde em pensamentos sem sentindo como " eu vou morrer um dia" "vou ser esquecido" ou " Deus existe ?"

  11. Pessimismo : Frequentemente se culpa por tudo de maneira distorcida , baixa auto estima .

  12. Desvalorização da Própria Vida: Você questiona o sentido de viver , começa a sentir inutilidade na sua presença , começa a imaginar como seria a sua morte , como se mataria , o que aconteceria com as pessoas a sua volta se você morresse , começa a cogitar a tirar a própria vida.

  13. Humor Depressivo : Tristeza excessiva , raiva de tudo e de todos , auto piedade .

  14. Perda de libido : Desinteresse por atividades sexuais e seguimentos dela.

  15. Ansiedade Extrema e Angustia Torturante .


Procure Ajuda Profissional

Não se engane , a Depressão é perigosa e pode até levar a óbito. Se você apresenta alguns dos sintomas descritos acima não hesite em procurar ajuda médica. O bem estar mental é tão importante quanto a saúde física e mental.

Viver Feliz consigo mesmo é essencial

6 visualizações0 comentário